quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Questões sobre o filme Mentes Perigosas



1)      Que temas sociais são abordados no filme?
2)      Escolha um destes temas e comente-o.
3)      Sintetize a vida dos personagens em poucas frases.
4)      Que razões levou a personagem principal a ajudar algumas pessoas escolhidas?
5)      Quais foram os critérios usados nestas escolhas?
6)      Escolha uma cena do filme e comente-a.
7)      Qual é a moral do filme?

http://megafilmeshd.net/mentes-perigosas/


9 comentários:

Unknown disse...

Daniel Vitullo 3°TPG-B1
O filme conta a história de uma professora, que deixa a carreira militar de fuzileira naval e entra em uma escola para lecionar sem saber as dificuldades que encontraria para esta tarefa, pois seus alunos eram de certa forma revoltados com a vida que levavam, pelas suas condições sociais, éticas e morais; mais eram inteligentes, porém desmotivados e conseqüentemente não queriam nada além da anarquia e do desrespeito, e intimidavam todo o professor que tentasse se aproximar. Em razão disso seu método de ensino não deu certo mas ela não iria desistir passou a contextualizar e a trabalhar com eles através de suas realidades, isto é, começou a conhecer as pluralidades culturais de seus alunos, e a trabalhar a interdisciplinaridade, formando assim estratégias de ensino, umas sensatas e outras nem tanto. Para chamar a atenção de seus alunos à professora começou a ensinar artes marciais para os alunos e começou a tratar da morte em seus poemas, por ser um tema presente no cotidiano daqueles alunos, assim ela conseguiu assim vencer a resistência inicial, mais ainda não era o suficiente, então ele começou a dar recompensas para as atividades feitas em sala de aula, como dar chocolate a quem acertasse a questão e pagar jantar, até que eles entendessem que aprender já era a recompensa. Mais seus métodos de ensino não condiziam com os da escola em que lecionava, então ela teve grandes problemas com o corpo docente da escola. Johnson por se preocupar em conhecer cada um de seus alunos, seu meio social, cultural; acabou por ter o respeito de seus alunos e uma ótima relação professor/aluno. Até que um de seus alunos é morto por um inimigo, isso faz a professora decidir desistir de continuar na escola, mais é aí que ela é surpreendida seus próprios alunos não permitiram que ela desistisse, falaram que estavam disposto a lutar para não perdê-la como professora. Ela tinha lutado por cada um deles em seus problemas e dificuldades, e que ela os tinha ensinado a nunca desistir de seus sonhos, de lutar sempre para alcançá-los.
Acho muito emocionante essa historia e achei que as atitudes dela foram certas e tomadas no tempo certo também.

Ana Luíza e Mylena disse...

Alunas: Ana Luíza Martinez, Laís Ramos, Mylena Moura e Thainá Povoas
3°TPG-B1


1)Que temas sociais são abordados no filme?
São abordados temas como diferença social, preconceito, gravidez na adolescência,uso de drogas, diferenças raciais e culturais..
2)Escolha um destes temas e comente-o
O preconceito: ele aparece de várias formas no filme, através da coordenadora da escola que trata a turma como pessoas que não valham ter um tratamento normal como as outras, o preconceito da própria turma com a professora, o preconceito entre os alunos da turma entre si com dois alunos que não são de naturalidade americana.
3)Sintetize a vida dos personagens em poucas frases.
O filme conta a história de uma mulher que consegue um emprego de professora, mas não para uma turma que a escola julga "normal", ela tem problemas pra lidar no começo com os alunos, mas consegue faze-los ler poesias e se interessar por elas com o passar do tempo e com alguns truques para prender a atenção deles. Ajuda também individualmente à alguns alunos com problemas pessoais de falta de dinheiro, gravidez e até envolvimento com traficantes. Ela acaba por se tornar amiga da turma que no começo era julgada pela escola, por ser um turma "incontrolável".
4)Que razões levou a personagem principal a ajudar algumas pessoas escolhidas?
Ela acabou se apegando a turma, observou que todos ali eram assim por algum motivo que os revoltava, ela quis mudar isso, fracassou em algumas vezes mas fez. Percebeu que seus alunos eram sim inteligentes mas eram muito desmotivados e queria mudar aquilo.
5)Quais foram os critérios usados nestas escolhas?
Ela escolheu os que tinham problemas maiores e mais complicados, como o caso do menino que iria roubar para pagar uma jaqueta, o que se envolveu em uma briga com traficante, a que era muito inteligente, engravidou e teria que sair da escola, e os irmãos que foram retirados da escola por sua mãe pois a mesma não aceitava a leitura de poesia em sala.
6)Escolha uma cena do filme e comente-a.
Escolhemos a cena em que os alunos começam a se interessar pela poesia que a professora lhes trouxe. É nesse momento que ela consegue ver que todo o seu esforço pra passar ensinamentos a eles está dando certo, eles finalmente estão vendo que são capazes de entender a poesia e interpreta-la.
7)Qual é a moral do filme?
A moral é que todo esforço e toda ESCOLHA que você faz, no final vale a pena. Ela enfrentou junto de seus alunos todos as dificuldades e mostrou a eles que eles podem entender as coisas, que são inteligentes e que não importa o que a sociedade pensa, se tem alguém que acredita em você, é pra esse alguém e pra você mesmo, que você tem que mostrar que é capaz.

Sempre no Estilo disse...

Bianca Barrocas
Letícia Malheiros
Larissa Vasconcelos
Lucas Trott
Raphaelly Macedo
Thalita Oliveira
3º TPG-B1

1-Que temas são abordados no filme? No filme são abordados assuntos como a criminalidade nos bairros, a falta de investimento na educação pública e a falta de interesse do profissionais em fazer o melhor para os alunos, tirando-os da zona de conforto.
2- Escolha um destes temas e comente-o:
Hoje em dia temos muitos professores que não se dedicam a sua profissão, não ensinam direito, estão sempre de mal humor e isso acaba desmotivando os alunos.
3- Sintetize a vida dos personagens:
Khali: A mais dedicada e inteligente, fica grávida e havia decidido sair do colégio para ir a um colégio para mães adolescentes, trabalho e estudo para ajudar a sustentar a familia.
Dayrell: A mãe o expulsou de casa porque se envolveu com pessoas erradas e a mãe não aceita.
Professora: Divorciada que abortou e foi espancada e agora tenta mudar a vida dos alunos da escola Parkmore.
4- O que faz a personagem principal ajudar algumas pessoas?
A percepção de que os alunos são inteligentes e capazes, ela escolheu tentar mudar o futuro dos jovens daquela turma.
5- Escolha uma cena e comente-a:
Cena em que a professora vai a casa de Raul. Quando chega lá os pais acham que Raul fez algo errado, por isso foi suspenso, mas ele estava apenas defendendo a si e sua reputação já que a professora o rebaixou diante de parte do colégio.
6- Qual é a moral do filme?
Todos os alunos possuem capacidade de serem bons e com dedicação de um professor eles podem ter um futuro melhor e fora da criminalidade.

Juliana G. disse...

Alunos: Juliana, Yasmin e Lucas Araújo 3TPG-B1
1) Que temas são abordados no filme?
Dificuldades da educação, violência e restrições sociais
2) Escolha um destes temas e comente-o
Dificuldades na educação.- Os jovens do filme estão acostumados com uma educação ruim e com a falta de esperança da própria instituição com eles. Ao conhecer a professora que faz um tratamento diferenciado com eles, eles aprendem como uma boa educação é importante para a vida de cada um.
3) Sintetize a vida dos personagens principais.
LouAnne Johnson (Michelle Pfeiffer) é uma oficial da marinha que abandona a carreira militar para realizar um antigo sonho de ser professora de inglês, e entra em uma escola para lecionar sem saber as dificuldades que encontraria para esta tarefa, pois seus alunos eram de certa forma revoltados com a vida que levavam, pelas suas condições sociais, éticas e morais; mas eram inteligentes, porém desmotivados e consequentemente não queriam nada além da anarquia e do desrespeito, e intimidavam todo o professor que tentasse se aproximar.
4) O que faz a personagem principal ajudar as pessoas?
Ela tenta diminuir a violência, a criminalidade escolar, consequentemente diminuindo toda a "raiva" dos alunos pra que eles não se entreguem ao crime e virem marginais. E também mudar um pouco o jeito de dar aulas, mudar o dinamismo das mesmas, pois o colégio era muito focado em apenas dar a aula e o aluno a aprender, sem que houvesse nenhuma interação aluno-professor.
Como em todos os filmes do gênero, a professora tem de alterar profundamente a sua estratégia para conseguir sequer se comunicar com um grupo de adolescentes que vêm de diferentes minorias e que a chamam "white bread" (pão branco). A mudança mais visível é a visual: a professora aproxima-se dos valores da turma, vestindo o "uniforme" que julga cativar ou pôr mais à vontade a sua "audiência" (os alunos). Depois do visual, vem uma auto-caracterização de "durona", ensinando karatê e usando gírias, semelhante à linguagem dos alunos. Tendo conseguido captar a atenção dos seus alunos, a professora tenta então mostrar-lhes algo de novo, abrir portas através da poesia. A poesia é primeiro introduzida na aula através da canção "Mr. Tambourine Man" de Bob Dylan. Depois, recorrendo à promessa de chocolates e bolos, a professora lança uma espécie de concurso: quem conseguir encontrar ecos de Bob Dylan em poemas de Dylan Thomas é recompensado.
5) Escolha uma cena e comente-a
A mais chocante foi a que a namorada do Emilio chamou a professora para falar que o mesmo estava com uma arma, e ia usar para se defender. Isso foi um pouco chocante, mas isso é “normal” pois hoje em dia é assim, mata ou morre.
6) Qual é a moral do filme?
Que nem todos são os melhores, que você sempre vai ter uma escolha na vida.

Lucas Monteiro disse...

Aluno: Lucas Ferreira Guimarães Monteiro Matricula: 24433-8
Turma: 3º TPG - B1

1- Que temas sociais são abordados no filme?
São abordados temas como diferença social, preconceito, gravidez na adolescência, falta de investimento na educação publica...
2- Escolha um destes temas e comente-o:
O preconceito: através da coordenadora da escola que trata a turma com preconceito inferiorizando eles, o preconceito da turma com a professora, o preconceito entre os alunos da turma entre eles.
3- Sintetize a vida dos personagens em poucas frases.
O filme conta a historia de uma mulher que é ex profissional da marinha e conseguiu um emprego em uma escola para ser professora de inglês, que não consideram a turma “normal”, sendo que, no inicio ela tem problemas pra lidar com os alunos que ela julga ser incontrolável mais depois ela acaba que consegue chamar a atenção deles através das aulas de karatê e musicas de Bob Dylan truques e acaba ajudando eles individualmente em suas vidas que acaba se tornando uma “amiga” deles.
4- Que razões levaram a personagem principal a ajudar algumas pessoas escolhidas?
A razão de todos ali sofrerem do mesmo motivo, desmotivação, ela acaba que ajudando eles pois ela percebe que eles são muitos inteligentes mais estão desmotivados.
5- Quais foram os critérios usados nestas escolhas?
Os que tinham maiores problemas, como o menino que iria roubar para pagar uma jaqueta, o que se envolveu em uma briga com traficante, a que era muito inteligente, engravidou e teria que sair da escola, e os irmãos que foram retirados da escola por sua mãe pois a mesma não aceitava a leitura de poesia em sala.
6- Escolha uma cena do filme e comente-a.
Escolhi a cena em que os alunos começam a se interessar pelos outros métodos de ensino que a professora usara que ela consegue ver que pelo menos de um jeito ela conseguiu chamar a atenção deles para alguma coisa e o que ela estava fazendo não estava sendo em vão o que deu a ela mais motivos para continuar com aqueles métodos de ensino e ate mesmo se aproximar mais deles.
7-Qual é a moral do filme?
A moral é do filme é que todo esforço na vida na tem uma recompensa, e aquela mulher ex marinheira resolveu ser professora de inglês e no seu primeiro trabalho começa em uma turma totalmente desmotivada e consegue motivar de novo essa turma isso já é uma recompensa enorme, e enfrentando junto com seus alunos todas as dificuldades, pode mostrar eles que não importa dinheiro e nem raça pra ser alguém na vida basta acreditar em você.

Carol disse...

3TPG-B1
Ana Paula
Carolina
Pedro Vinicius

1) Que temas sociais são abordados no filme?
Gravidez na adolescência, uso de drogas, abandono escolar, entre outros.

2) Escolha um destes temas e comente-o.
Desistência escolar. Quando a mãe de dois alunos percebe que eles acabam levando tarefas para casa e se interessando pela escola, a mesma tira os seus filhos para que eles apenas foquem no trabalho.

3) Sintetize a vida dos personagens em poucas frases.
Todos os personagens retratados no final sofrem por problemas fora da escola, por morar em um área mais pobre da cidade eles mesmo acabam achando que não conseguirão realizar o que desejam.

4) Que razões levou a personagem principal a ajudar algumas pessoas escolhidas?
O potencial e a falta de oportunidade dos alunos.

5) Quais foram os critérios usados nestas escolha?
O potencial dos alunos, ela viu que muito deles acabavam desistindo das coisas por não se julgarem capaz, ela apenas acreditou e correu atrás para poder proporcionar isso a eles.

6) Escolha uma cena do filme e comente-a.
A cena do restaurante. Quando o aluno diz que teve que comprar uma jaqueta para poder jantar com a professora e após isso diz que precisara de faltar dois dias de aula para poder pagar a sua divida, a professora junta 2+2 e percebe que ele precisaria de assaltar outras pessoas para poder pagar, assim, ela diz que empresta o dinheiro e que ela só aceitaria o pagamento no dia da formatura, obrigando assim o aluno a se formar para cumprir a sua palavra e paga-lá.

7) Qual é a moral do filme?
A moral é que quando se acredita e há empenho por ambas as partes as vezes o que parece impossível pode sim ser realizado. As vezes a falta de oportunidade não é um empecilho para a realização de metas, apenas mais um motivo para se correr atrás.

Hanss2 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hanss2 disse...

Grupo: Matheus Aranha , Aloisio Viana e Daniel Philipe
3ºINF-B2

1)Que temas sociais são abordados no filme?

Os temas que surgem no filme são : Preconceito racial, uso de drogas e abandono escolar.


2)Escolha um destes temas e comente-o.
Hoje em dia temos muitos professores que não se dedicam a sua profissão, não ensinam direito, estão sempre de mal humor e isso ajuda os alunos que ja não tem vontade de estudar a ficarem ainda mais desmotivados.

3)Sintetize a vida dos personagens em poucas frases.

Uma ex-oficial da marinha que abandona a vida militar para ser professora de inglês. Onde passa por varias dificuldades tentando ajudar seus alunos que são inteligentes porem desmotivados com a vida.


4)Que razões levou a personagem principal a ajudar algumas pessoas escolhidas?

O fato de ela não querer que seus alunos que são espertos mas desmotivados vão para o caminho errado.

5)Quais foram os critérios usados nestas escolhas?

Os que tinham maiores problemas, como o menino que iria roubar para pagar uma jaqueta, o que se envolveu em uma briga com traficante, a que era muito inteligente, engravidou e teria que sair da escola, e os irmãos que foram retirados da escola por sua mãe pois a mesma não aceitava a leitura de poesia em sala.

6)Escolha uma cena do filme e comente-a.

A mais intrigante foi a que a namorada do Emilio chamou a professora para falar que o mesmo estava com uma arma, e ia usar para se defender.um cena lamentavel porem realistica, pois hoje em dia é assim, "matar ou morrer".

7)Qual é a moral do filme?

A moral é do filme é que todo esforço na vida na tem uma recompensa. Ela(a professora) enfrentou junto de seus alunos todos as dificuldades e mostrou a eles que eles podem entender as coisas, que são inteligentes e que não importa o que a sociedade pensa, se tem alguém que acredita em você, é pra esse alguém e pra você mesmo, que você tem que mostrar que é capaz.

Unknown disse...

3°INF-B2
Arlon Vieira
Diego Cezar
João Pedro
Wagner Mozer

1) Que temas sociais são abordados no filme?
R:Preconceito, abandono escolar e gravidez na adolescência.

2) Escolha um destes temas e comente-o.
R:Abandono escolar, sobre esta parte do filme, quando seus filhos estavam se interessando pelo estudo, sua mãe, quando percebeu, cortou o estudo deles, e os fez sair da escola para ter foco no trabalho.

3) Sintetize a vida dos personagens em poucas frases.
R:os personagens no final, por motivos de serem pobres e muitas coisas, sofrem também pelo fato de estudo

4) Que razões levou a personagem principal a ajudar algumas pessoas escolhidas?
R:ela acreditava em tal potencial, e via também a falta de oportunidade que essas tais pessoas tinham

5) Quais foram os critérios usados nestas escolhas?
R: Acho que o potencial dos alunos foi o escolhido como critério pelos mesmos

6) Escolha uma cena do filme e comente-a

.
7) Qual é a moral do filme?
R: A moral do filme, é que quando se acredita em algo, nada se torna impossivel, o que acontece no filme(a falta de oportunidade) não os impede de que não será realizado, e sim mais um motivo para correr atrás de seus sonhos