segunda-feira, 12 de maio de 2014

Trabalho - Filme Apocalypto


Sinopse:

O caçador Jaguar Paw (Garras de Jaguar, em português) vive com a sua mulher que está grávida, com o seu filho e com o seu pai numa idílica aldeia naselva da América Central. Quando um dia a sua aldeia é atacada por um outro povo, ele assiste a um massacre no qual o seu próprio pai é assassinado.Garras de Jaguar consegue, apesar de tudo, esconder a sua família numa gruta, deixando-a em segurança. Juntamente com outros membros do seu povo, acaba por ser capturado e é levado para uma cidade Maia, existem controvérsias, mas Gibson não quis mostrar uma civilização, mas fazer um filme com muito suspense e adrenalina.
Lá as mulheres capturadas são vendidas como escravas e os homens são levados para uma pirâmide, onde serão mortos ritualmente. Quando chega a vez de Garras de Jaguar ser sacrificado, acontece um eclipse solar que é interpretado pelo sumo sacerdote como um sinal de que o deus-sol não necessita de mais sacrifícios.
Garras de Jaguar e outros prisioneiros são então levados para um campo onde terão de correr pelas suas vidas, enquanto lhes são disparadas flechas e pedras. Garras de Jaguar é bem sucedido na fuga e consegue, mesmo gravemente ferido, embrenhar-se na selva, seguido por um grupo de guerreiros.
Despista-os e consegue mesmo matá-los, à excepção de dois guerreiros, que o seguem até uma praia. Consegue fugir a ambos, enquanto estes estão distraídos pela chegada de navios espanhóis. Garras de Jaguar acaba por conseguir chegar à sua aldeia destruída, onde a sua mulher deu à luz. Com a família reunida, procura, no final do filme, um novo começo.


Questões:

1- Não fica claro em "Apocalypto" quem são de fato os invasores que destruirão a vida, a comunidade e a família de Jaguar Paw, o herói da trama. Aparentemente, são outros maias. Você concorda ou discorda. Por quê?
 2- Depois do que você já estudou sobre os maias, você concorda com a forma como a civilização maia foi retratada no filme?
3- Façam uma lista de fatos que realmente são comprovados pela história Maia e que diferem do filme.  


LInk do filme:

http://vimeo.com/19266664

Nenhum comentário: