quinta-feira, 14 de março de 2013

Novo Papa significa renovação


No Vaticano, muito se fala sobre o nome escolhido pelo novo Papa, que sempre traz um significado ou uma homenagem. O novo Papa ainda não teve tempo de explicar por que escolheu Francisco, que ainda não tinha sido usado. Essa questão é realmente rodeada de simbolismo. Bento XVI, por exemplo, teria escolhido o nome em homenagem a Bento XV, que tentou negociar a paz na primeira Guerra Mundial, e também a São Bento, padroeiro da Europa. O nome escolhido pode até ser uma indicação de como será o pontificado. Uma coisa pelo menos é certa: especialistas ouvidos pela imprensa do mundo todo afirmam que o nome Francisco está relacionado à preocupação com a humildade e com os mais pobres.
Como um Jorge, um nome tão forte para o cristianismo, decide mudar de nome? O cardeal Jorge Mario Bergoglio surpreendeu ao vencer e, novamente, ao escolher o nome anunciado como Francisco. Foi uma escolha que, de cara, agradou em cheio aos italianos.
Uma garoa falou que São Francisco de Assis era italiano, e São Francisco de Paula, também.  E que, por isso, era uma escolha muito feliz para todos. E as caras de todos que saíam da Praça São Pedro mostravam que estavam contentes também desse gesto que os aproximava dos italianos. Mas era mais do que isso.
Pela primeira vez, um cardeal escolhia o nome Francisco: Papa Francisco I. Um nome especial pelo que passa para a igreja de mensagem de simplicidade e de abertura para o mundo.
O monsenhor explica: “Significa, primeiro, Francisco de Assis. Aquela reforma da igreja partiu do evangelho, da espiritualidade. A palavra-chave para a espiritualidade de Francisco era a palavra fraternidade, que o Papa Francisco tomou no seu discurso. E a segunda figura de Francisco é da tradição dos jesuítas, que é Francisco Xavier, o grande evangelizador. Chegou até a China. Fraternidade e evangelização; Francisco de Assis e Francisco Xavier.”
São Francisco de Assis, um símbolo da humildade. São Francisco Xavier, um símbolo da força da palavra da igreja no oriente. O novo papa terá que aliar essas duas qualidades.

Nenhum comentário: