terça-feira, 30 de setembro de 2014

Ética x Moral


Após assistir este vídeo, responda:

1) De que forma Cortella define a Moral e a Ética?

2) Compare esta definição com a de outro filósofo?

3) Dê sua opinião sobre a entrevista acima e seu conteúdo.

21 comentários:

Unknown disse...

Nome: Carla Gabrielle Turma: 3º Química
1 - ele defina ética como os princípios/valores que você exerce e moral como a prática dessa ética.
2 - Ao comparar com outro filósofo que achei ele diz que a moral é apenas um uso e costume nosso, segue a mesma linha de pensamento do vídeo e sobre a ética diz que é a reflexão da prática, também seguindo o raciocínio de Cortella. (http://marcosself.wordpress.com/2011/03/09/etica-x-moral-filosofos-contemporaneos/ )
3 - Achei a entrevista bem dinâmica e interessante e suas definições são muito claras, além de seu modo de explicar ajuda bastante na compreensão, com certeza valeu muito a pena assistir

Brayan Machado disse...

Escola Técnica Rezende-Rammel
Nome: Brayan Machado Moreira
Turma: 3ºQUI-M1

1)Ele define ética como o conjunto de valores e princípios que as pessoas utilizam para resolver as questões sociais e moral como a prática da concepção ética.

2)Segundo Cortella, a ética e moral são a concepção e a prática de princípios que utilizamos pra resolver questões e que a prática desses mesmos princípios são relativos, podendo variar de pessoa pra pessoa ou de época pra época, ou seja, ele acredita que as pessoas antiéticas possuem, na verdade, a própria concepção de valores. Já segundo Kant, a ética e a moral poderiam se resumir em um princípio fundamental que origina todos os nossos deveres e obrigações, ou seja, as questões sociais só seriam resolvidas se o povo colocasse em prática suas obrigações.

3)O ponto de vista do Cortella é muito bem centrado no mundo atual e é muito fácil concordar 100% com suas ideias. Ele consegue mesclar muito bem ideias que um são pouco "conservadoras" com ideias e situações atuais, como quando ele fala sobre praticidade moderna e sobre a arrogância.

Unknown disse...

Escola Técnica Rezende-Rammel
Nome: Joice de Oliveira Lucas
Turma: 3º Química M1

1) Cortella define a ética como o conjunto de valores e princípios usado para decidir as três grandes questões da vida, que são: quero, devo e posso. E define moral como sendo a prática de uma ética.

2) Segundo Cortella a ética é algo que todos nós possuímos, porém nem sempre a usamos da forma certa, ou seja, cada indivíduo possui uma ética seja ela correta nos padrões da lei e da sociedade ou não. Já a moral ele define como sendo a ética sendo colocada em prática, ou seja, tendo um princípio ético só dependerá de o indivíduo ter um comportamento moral de pratica-lo ou não. Na visão de Schelling a moral é algo que só se dirige ao indivíduo e exige apenas sua personalidade, ou seja, a moral depende da personalidade de cada indivíduo. Já a Ética é algo que em uma sociedade de seres morais, a ela assegura a personalidade de todos os indivíduos através daquilo que ela exige de cada um deles.

3) Uma entrevista bem clara e precisa sobre o que cada um dos assuntos significa e suas diferenças, explicando com exemplos claros da sociedade em geral.

Paula Nascimento disse...

Cortella define ética sendo o conjunto de valores e princípios que usamos para decidir as três "grandes questões da vida": quero? devo? posso? E a moral é definida como a prática de uma ética.
D'Alembert e Diderrot atribuiu a "moral" o sentido de conjunto de normas e valores em que os homens de certa época e lugar acreditam e que realizam mediante suas ações, enquanto a ética seria o conjunto de teorias filosóficas, racionais e reflexivas, sobre as normas e os valores em que os homens deveriam acreditar e que eles deveriam realizar em suas ações.

Paula Nascimento
Turma: 3º Química M1
Escola Técnica Rezende Rammel

Ayla Bastos disse...

Nome: Ayla Bastos, 3ºQUI-M1

1) Ele define ética como um conjunto de valores morais e princípios que conduzem cada um. Moral é a prática da ética, cada individuo escolhe agir com moral ou não.

2) Segundo Platão, a moral é os princípios básicos do homem na sociedade. Já a etica está relacionada ao fato da pessoa conhecer a essência geral do bem sabendo que só pode ser feliz se agir demonstrando condutas tidas como adequadas.


3) A entrevista é bem clara e ajuda no entendimento de cada assunto e diferença entre eles com exemplos.

Unknown disse...

Nome: Vivianna Oliveira
Turma: 3ºQUI-M1

1) Ele defende que ética é o conjunto de valores que orientam o comportamento na sociedade. Já a moral é a "parte prática" de condutas éticas. Ou seja, moral e ética estão conectadas. Moral é quando se coloca em prática a ética.

2) Cortella utiliza os termos "quero", "posso", "devo" e diz que moral é apenas um hábito/costume. Para Aristóteles, enquanto a política tem como finalidade o bem coletivo, a ética tem por finalidade o bem pessoal.Ou seja,a ética se dá na relação com o outro.Ele leva em consideração a vida do indivíduo, o que ele sente e utiliza a razão, que difere os humanos uns dos outros

3) Particularmente eu nunca havia entendido a diferença entre ética e moral, para mim era coisas totalmente iguais. Com o dinamismo da entrevista e todo humor, compreendi a diferença entre os termos e com toda certeza são valores que trazem altruísmo e virtudes,ensinam a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

Unknown disse...

Nome: Gabriela Freire
Turma: 3QUIM-M1

1) Ele define ética como um conjunto de valores e princípios que as pessoas utilizam para resolver problemas sociais, e moral como a prática da concepção ética.

2) De acordo com Platão a moral é um conjunto de princípios básicos do homem na sociedade e a ética está relacionada a algo que todos nós possuím porém nem sempre usamos de forma correta.

3) A entrevista mostra de forma bem clara e ajuda a entender sobre a ética e moral e as diferenças entre eles.

Unknown disse...

NOME: Giovanna Ghiotti de Carvalho
TURMA: 3° Quimica - M1

1)Cortella define a ética como:conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1)QUERO?; (2)DEVO?; (3)POSSO?
e moral como a pratica continua da ética

2)Para o filósofo espanhol Adolfo Sánches Vásquez, o termo moral se refere a uma reflexão que a pessoa faz de sua própria ação. Já o termo ética abrange o estudo dos discursos morais, bem como os critérios de escolha para valorar e padronizar as condutas numa família, empresa ou sociedade.

3) na minha opinião a moral é o conjunto de ações de comportamento que o homem faz em meio a sociedade, tendo em vista que estas ações vem proveniente de educação familiar, cultura, cotidiano... Já ética, pra mim é a visão do comportamento do homem em função dos outros homens em meio a sociedade, pelo modo onde a educação é diferente, cultura e principalmente o cotidiano

Unknown disse...

Nome: Mariana Mello 3º Química
1 Define ética conjunto de valores e princípios usado para definir as três grandes questões da vida quero? devo? posso?. Moral define como a prática de uma ética.
2 segundo platão , a ética está relacionada a algo que todos nós possuímos porém nem sempre usamos de forma correta e a moral é um conjunto de princípios básicos do homem na sociedade .

3 A entrevista tem suas definições muito claras explicando a diferença entre ética x moral com exemplos claros .

Danielle Freitas disse...

Nome: Danielle Freitas
Turma: 3Quím-M1

1- Cortella diz que ética é o conjunto de valores que nós usamos quando precisamos responder três questões básicas da vida; Quero; Devo; Posso. Mas nem tudo que quero, devo; nem tudo que devo, posso e nem tudo que posso, consigo

2- A ética pra Nietzsche é a ética de viver o trágico, essa escolha não é consciente, no sentido de planejada, de estratagemas, da lógica e do racional, mas forjada naquilo que todo ser humano tem de seu.

3- Achei muito interessante a maneira com que ele aborda os assuntos, ficou bem esclarecido pra mim que não sabia distinguir bem a ética de moral.

Unknown disse...

NOME:Izabelle Abi-Sáber
TURMA:3°Química-M1

1)Cortella diz que a ética como conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida...Quero? Devo? Posso?

2)A ética está relacionada a algo que todos nós possuímos, mas nem sempre usamos de forma correta e a moral é um conjunto de princípios básicos do homem na sociedade.

3) A entrevista mostra a diferença entre ética e moral.

Unknown disse...

Nome:Isabella Brum - 3º Química
1- Ética ele define como princípios ou valores que você deve possuir e moral seria o modo que a ética é levada a prática.
2- Segundo Platão a ética esta relacionada a essência moral do bem, e para ele a moral é o princípio básico do homem.
3- A entrevista é bem explicativa visto que o Cortella cita alguns fatos do cotidiano, não deixando duvida alguma sobre o tema abordado.

Unknown disse...

Nome: Yasmim Tavares - 3° Química.

1) Cortella define a ética como o conjunto de valores e princípios usado para decidir as três grandes questões da vida: quero, devo e posso. E moral como a prática da ética.
2) Para Aristótles a ética tem como fim de melhorar nossas vidas e portanto o bem-estar humano. E assim como Platão, considerava ética como habilidades complexas racionais e sociais.
3) A entrevista explica os conceitos de moral e ética, deixando claro suas principais diferenças.

Unknown disse...

Escola Técnica Rezende-Rammel
Nome: Douglas Medeiros Silva
Turma: 3° Química-M1

1- Ele define ética como o conjunto de valores e princípios usados para decidir as três principais questões da vida que são: Quero,devo e posso. E Moral como a pratica de ética na sociedade.
2-Para Sócrates a ética deve respeitar às leis e a coletividade, e para Cortella a ética pode ser definida como os valores que possuímos em relação a sociedade.
3- Achei a entrevista muito boa e o modo como Cortella define moral e ética interessante.

Eduardo Gomes disse...

Nome: Eduardo Albano Gomes
Turma: 3ºQUI-M1

1 - Cortella define ética como uma forma que as pessoas usam para resolver questões da sociedade, sendo a moral, a prática da ética

2 - De acordo com Cortella, a ética é algo que todos possuem, mas alguns não a utilizam de forma correta, pois cada pessoa na sociedade é única e possui seus próprios padrões de moral

3 - A entrevista é bem interessante, os exemplos que Cortella usou para citar sobre a ética e moral foram muito bons, além do excelente modo de explicar dele, aprendi a diferença entre ética e moral com essa entrevista.

Unknown disse...

Nome: Isadora Brito
Turma: 3QUI-M1

1- Cortella define a ética como conjunto de valores e princípios que utilizam para decidir as questões da vida: 'Devo? Posso? Quero?'

2- Para Platão, a moral também é definida como prática da ética, que cada um decide como agir.

3- A entrevista mostra de forma bem clara, e nos ajuda a compreender as definições/diferenças de ética e moral

Ohana Costa disse...

Nome: Ohana Costa
Turma: 3QUI-M1

1- 'Devo? Posso? Quero?' é definido dessa forma o conjunto de valores e princípios que Cortella utiliza para decidir as questões da vida.

2- A ética é algo que todos possuem mas não agem da mesma maneira, cada um pensa de um jeito e tem seus próprios princípios e conceitos sobre ética e moral. Isso faz com que nem todos usem seus conhecimentos de maneira correta.

3- Através da entrevista pude entender com clareza a real diferença entre ética e moral.

Unknown disse...

Nome : Cipriani turma 3º química
1 Ele define ética como conjunto de valores e princípios para reforçar a ideia de moralidade e censo de certo e errado .
2 Para Aristóteles, a ética tem como proposito melhorar a nossa vida, estabelecendo convívio entre pessoas mais adequados ,segundo questões sociais e platão concordava com suas ideias.
3 A entrevista explica o sentindo da moral e da ética, visando abrir os nossos olhos para suas principais diferenças e aplicações .

Unknown disse...

Nome : Marina maruf 3º química
1) Ética é o conjunto de valores e princípios que as pessoas utilizam. Moral é a parte prática da ética.
2) Segundo Aristóteles a ética tem por finalidade o bem pessoal.
3) A entrevista é de fácil compreensão por ter exemplos claros e ser dinâmica.

Paula Oliveira disse...

1) segundo a entrevista, moral e ética diferem-se no momento em que etica esta relacionadsa a questões como os princípios e moral é o que você coloca em prática.
2)Para Aristóteles, a ética tem como proposito melhorar a nossa vida, estabelecendo convívio entre pessoas mais adequados ,segundo questões sociais e platão concordava com suas ideias.3) a entrevitsa apresenta uma linguagem bastante esclarecedora sobre o assunto levando a um maior interesse por parte de quem a assiste
Maria Paula 3 quim

Unknown disse...

Nome: Renata Gomes Meira
Turma: 3° Química


1) Para Cortella ética é o conjunto de princípios e valores de uma pessoa que serve para orientar as suas condutas. Já moral é a pratica de suas condutas éticas.

2) Segundo Ludwig Wittgenstein, a ética seria uma disciplina, que trataria de investigar o sentido da vida, e de descobrir a maneira correta de viver

3) Foi uma entrevista bem simples de entender o ponto de vista de Cortella, onde ele deseja transmitir suas ideias e visões de uma forma facil de se compreender sobre qual é a difereça entre Ética e Moral