sexta-feira, 28 de março de 2008

HISTÓRIA DO BRASIL


Deixe sua publicação sobre os fatos importantes da História do Brasil

3 comentários:

Otavio disse...

No Brasil, as primeiras cédulas a circular foram os Bilhetes da Real Administração dos Diamantes, em 1771.

Otavio disse...

Por um decreto de Hermes da Fonseca, foi criada, em 1910, a faixa presidencial. O primeiro presidente a usá-la foi Getulio Vargas.

Unknown disse...

A Proclamação da República



No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

Movimento político-militar que acaba com o Brasil imperial e instaura no país uma República federativa. A Proclamação da República é feita pelo marechal Deodoro da Fonseca no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro.

O último abalo da monarquia é o fim da escravidão, em 13 de maio de 1888.

O império perde o apoio de escravocratas, que aderem à República. Liderados pelos republicanos “históricos”, civis e militares, conspiram contra o império Comandante de prestígio, o Marechal Deodoro da Fonseca é convidado para comandar o golpe.

A 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, à frente de suas tropas, o militar proclama a República.

*O antigo regime não resiste, mas também não há euforia popular. Dom Pedro II e a família real embarcam para Portugal dois dias depois. Deodoro da Fonseca assume a chefia do novo Governo Provisório.